CÂMARA MUNICIPAL REALIZOU HOMENAGEM ÀS HEROÍNAS DE TEJUCUPAPO

Destaque Matérias Notícias

Por determinação do presidente do Poder Legislativo, Eduardo Batista, o Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Goiana, realizado na última quinta-feira (20/04), foi dedicado a uma justa homenagem às mulheres de Tejucupapo que expulsaram os invasores holandeses há 377 anos. 

Além dos vereadores, também estiveram presentes na nobre ocasião a assessora consultiva da Superintendência de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Patrícia Amélia, o senhor Papilon Augusto da Silva, filho e representante da presidente da Associação Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo, senhora Luzia Maria da Silva, que por motivos de saúde não pôde estar presente.

“É motivo de alegria homenagearmos nesta manhã, aos 377 anos do fato histórico da expulsão dos holandês, pelas bravas mulheres de Tejucupapo. Fato ocorrido em 24 de abril de 1646. Comenta-se que em um dia de feira, aproveitando-se da ausência dos maridos, os holandeses tentaram invadir o povoado de Tejucupapo, quando foram surpreendidos pelas bravas mulheres armadas com água quente apimentada, entre outros instrumentos de defesa. Expulsaram os invasores holandeses que, diante da bravura das guerreiras de Tejucupapo, abandonaram o povoado e fugiram mata à fora. Com esta ação tão importante para a nossa soberania, as bravas guerreiras, lideradas por Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina, expuseram suas vidas naquele confronto, conquistando o título de Heroínas de Tejucupapo”, disse Eduardo Batista. 

Os vereadores André Rabicó, Carlos Viégas Júnior e Ana Diamante também discursaram na ocasião. Eles destacaram a importância histórica do feito realizado pelas Heroínas de Tejucupapo, cobraram mais investimentos para a realização do Teatro da Batalha das Heroínas de Tejucupapo, defenderam a desapropriação do terreno onde é encenado o referido espetáculo teatral e reivindicaram um maior reconhecimento deste singular fato histórico por parte da imprensa nacional.