A Câmara Municipal de Goiana irá realizar o Encerramento do Ano Comemorativo do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, através de uma sessão solene na Casa José Pinto de Abreu, na próxima segunda-feira (29/08), a partir das 19h00.
As comemorações do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana foram instituídas através da Lei n.º 2.458/2021, de autoria do Presidente do Poder Legislativo, o vereador Eduardo Batista.
Na ocasião, a Banda Curica irá executar o Hino dos 200 anos do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana, cuja melodia foi composta por José Ursicino da Silva, mais conhecido como Maestro Duda, e a letra foi escrita por Josué de Sena e Emília Pereira de Melo.
Nascida em 29 de agosto de 1821, a referida Junta Governativa tornou Goiana um importante centro político de Pernambuco, quando diversos líderes liberais, com tropas que haviam reunido nos engenhos à oeste deste município, entraram na sede da Vila e, com apoio dos políticos locais, declararam a primeira Junta Constitucional Provisória da Província. Diante deste fato, alguns historiadores conferem, em linguagem hiperbólica, a Goiana a primazia da autonomia do jugo português. E, por extensão, um protagonismo vanguardista na Independência do Brasil.