A abertura do Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) aconteceu na manhã de quinta-feira, 24, em Arcoverde, sertão de Pernambuco. O grande evento conta com as presenças dos vereadores goianenses e de diversas autoridades de todo o Estado.
Na grade de programação do primeiro dia do Congresso, o destaque foi para as palestras de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo. O primeiro palestrante foi o professor e especialista em gestão publica, Cláudio Martins, do Distrito Federal (DF). Por conta da partida de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, no Catar, o congresso teve início por volta das 8h30 e se encerrou no início da tarde.
“Este é um momento importantíssimo de buscarmos conhecimento para melhor servir a população goianense. A organização da UVP e a qualidade dos palestrantes nos proporcionam um ambiente rico para a aprendizagem. Além da busca pelo conhecimento, estar aqui, representando Goiana, também é importante politicamente, pois grandes nomes da política estadual se fazem presente. Nesta sexta-feira, inclusive, contaremos com a presença da vice-governadora eleita, Priscila Krause, que estará representando a governadora eleita, Raquel Lyra”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista.
Além da vice-governadora eleita, a programação do grande Congresso da UVP desta sexta-feira (25) conta com as participações de representantes do Tribunal Regional de Pernambuco, advogados, e representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A programação teve início às 9h e com previsão de encerramento às 16 horas.
Um dos palestrantes mais aguardados do Congresso é o diretor-geral do TRE-PE, Orson Santiago Lemos, que abordará o seguinte tema: “Estado democrático de Direito em tempos de Fake News”. Ainda como palestrantes, o professor universitário Raffiê Dellon também é presença confirmada no congresso da UVP; ele abordará o tema ‘inovações para um primeiro mandato’. O advogado municipalista Bernardo Filho está na programação como a abordagem ‘Julgamento das Prestações de Contas pelo Poder Legislativo’. A promotora de justiça e embaixadora do Orelhão Digital, Doutora Fernanda Nóbrega, volta ao congresso da UVP abordando a temática sobre ‘Projetos Institucionais do MPPE’, entre eles a expansão do Orelhão Digital e os bons resultados do programa Cidade Pacífica.
O assessor jurídico legislativo, João Luiz Lima Valeriano Júnior, abordará ‘as recomendações do Tribunal de Contas do Estado frente ao Legislativo Municipal. A doutora em direito pela PPGD/UFPE, Rosa Maria Freitas, falará sobre as ‘Redes Sociais e Códigos de Conduta dos Candidatos. A advogada evidenciará a liberdade de expressão, discurso de ódio e punições políticas e jurídicas.
O engenheiro ambiental, Doutor Ramon Borges Cordeiro, abordará a ‘expansão do ICMS Verde do Município; algo que pode trazer mais recursos para as cidades compromissadas com a ecologia e o combate aos problemas ambientais.
O evento iniciou-se no dia 23 e terminará no dia 26 deste mês, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA).