Na tarde de quinta-feira (19/10), uma comitiva de vereadores goianenses realizou uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Compesa, em Goiana.
Na oportunidade, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, e os vereadores Alexandre Carvalho, Ana de Marcílio, Ibson Gouveia, Cid do Caranguejo, Edson da Farmácia, Ramon Aranha, Carlos Viégas Júnior e André Rabicó.
O intuito da visita foi fiscalizar o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto que, segundo informações dos funcionários, está ativa desde outubro de 2022.
Durante a visita os vereadores cobraram explicações sobre a chamada “taxa de esgoto”, que em Goiana é cobrado 100% do valor da conta de água. Os funcionários da empresa BRK nos informaram que esta taxa é definida pela Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE), e que a cobrança de 100% sobre o valor da conta de água acontece em cidades que possuem um tratamento de esgoto pleno, com estações elevatórias, estação de tratamento e manutenção, como é o caso de Goiana.
Os funcionários da BRK ainda garantiram que as famílias de baixa renda que pagam a chamada “tarifa social” da Compesa podem utilizar o sistema de esgoto sem precisar pagar a taxa referente ao serviço.