A Câmara Municipal de Goiana realizou a Cerimônia de Posse dos vereadores eleitos, na noite de quarta-feira (01/01), no SESC Ler Goiana. Durante a solenidade, o vereador Eduardo Batista foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Goiana, durante o biênio 2025/2026.
O evento contou com as presenças de todos os 17 parlamentares eleitos no último pleito municipal, lideranças políticas e centenas de populares que lotaram as dependências do teatro do Sesc Ler para acompanhar a concorrida cerimônia, que foi aberta ao público e transmitida ao vivo através do canal oficial do Poder Legislativo de Goiana no Youtube.
Logo após a posse dos vereadores eleitos, foi realizada a eleição da Mesa, que é composta pelos cargos de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Apenas a chapa liderada por Eduardo Batista foi registrada e recebeu a ampla maioria dos votos.
Para presidente da Câmara, foram contabilizados 17 votos, sendo 4 votos nulos e 13 votos para Eduardo Batista, que desta forma foi reconduzido ao cargo de presidente da Câmara. No entanto, ele imediatamente se licenciou do referido cargo para assumir a Prefeitura de Goiana interinamente, uma vez que o candidato a prefeito mais votado da última eleição, Eduardo Honório, teve o seu registro de candidatura cassado pela Justiça.
“Hoje assumirei o cargo de prefeito interino com o profundo senso de responsabilidade e compromisso com o bem-estar de todos os nossos cidadãos. Esta não é uma posição que eu busquei. Mas, sim, uma missão que a vida e as circunstâncias me apresentaram. E, eu quero garantir a cada um de vocês que estaremos à altura desse desafio”, disse Eduardo Batista.
O prefeito ainda destacou sua larga experiência na vida pública. “Tenho trinta e cinco anos de uma vida pública limpa, digna, honesta e trabalhadora. Quero dizer a vocês que estou pronto, preparado e testado”, reforçou.
Confira o resultado detalhado da eleição da Mesa da Câmara:
Presidente
Eduardo Batista – 13 votos
Vice-Presidente
Ramon Aranha – 16 votos
2º Vice-Presidente
Pedro Henrique – 15 votos
1º Secretário
Ibson Gouveia – 13 votos
2º Secretário
Edson da Farmácia – 14 votos
Presidência da Câmara
Como Eduardo Batista precisou se licenciar para assumir o cargo de prefeito interino, a Câmara Municipal de Goiana passa a ser presidida pelo vereador Ramon Aranha.
Através de suas redes sociais, o parlamentar destacou o seu sentimento de gratidão e reforçou seu compromisso com a nova função. “É com o coração cheio de gratidão que compartilho com vocês este momento tão especial. Fui eleito vice-presidente da Câmara e agora assumo a presidência devido à nova missão do nosso presidente Eduardo Batista, que estará à frente da Prefeitura de nossa cidade”, escreveu.
Aranha fez questão de agradecer a Deus, a população goianense e aos seus colegas vereadores e familiares. “Quero, primeiramente, agradecer a Deus por guiar meus passos e me conceder forças para enfrentar os desafios dessa nova responsabilidade. Aos vereadores, meu muito obrigado pela confiança e parceria. Conto com cada um de vocês para que juntos possamos construir um trabalho de excelência em prol da nossa população. Não poderia deixar de agradecer à minha família, que é meu maior alicerce. Vocês são a base de tudo na minha vida, o motivo pelo qual nunca desisto e encontro forças para seguir adiante. A cada desafio enfrentado e a cada conquista alcançada, sei que vocês estão comigo. Obrigado por todo o apoio, amor e compreensão. Essa vitória também é de vocês! E, claro, meu agradecimento à população que nos acompanha e confia no nosso trabalho. Tudo o que fazemos é com o objetivo de melhorar a vida de cada cidadão”, ressaltou.
Ramon ainda reafirmou o seu apoio ao prefeito de Goiana, Eduardo Batista, reforçando que o Poder Legislativo irá atuar em parceria com o Poder Executivo, buscando sempre beneficiar a população.